domingo, 6 de maio de 2012

Extensão em capoeira angola apresenta filme Barravento de Glauber Rocha


O projeto de extensão Quilombo Angola – capoeira antiga de angola apresentará nesta segunda-feira, dia 7, a partir das 18h, no Cineclube Coxiponés, o filme Barravento, de Glauber Rocha. Barravento é o primeiro longa-metragem dirigido por Glauber Rocha, em 1962. A história acompanha um negro educado que volta à aldeiazinha de pescadores em que foi criado para tentar livrar o povo do domínio da religião. Após o filme, será realizada uma grande roda de confraternização.

O filme conta com a participação e música de Washington Bruno da Silva, conhecido como mestre Canjiquinha, um dos maiores capoeiristas da Bahia e um grande colaborador e preservador desta arte. Mestre Canjiquinha nasceu em 25 de setembro de 1925, no Maciel de baixo, número 6, Pelourinho, Salvador, Bahia. Faleceu em 8 de novembro de 1994, aos 69 anos.

Canjiquinha, que ganhou este apelido por gostar de um sucesso da cantora Carmem Miranda, o samba "Canjiquinha quente", começou a jogar capoeira aos 10 anos de idade com o mestre Raimundo Aberrê. Era apaixonado pelo samba, batuque, folclore, Maculêlê, além de ser um exímio tocador de berimbau e cantor. Atuou nos filmes como Capitães de Areia, Barravento, Senhor dos Navegantes, Terra em Transe e o Pagador de Promessas.


Cine Capoeira - Durante todo este ano, o projeto de extensão Quilombo Angola apresentará toda primeira segunda-feira de cada mês um filme ou documentário que conta a história da capoeira e de seus principais mestres.

Nenhum comentário: